Tudo começa na usina hidrelétrica. Como na Brasil temos um grande numero de rios e quedas d'água esta é a opção mais prática, econômica e segura. As partes mais importantes de uma usina hidrelétrica são:
As barragens: para represar a agua
As comportas e vatedouro: controlam o nível de água evitando que ela transborde.
A casa de maquinas:são instaladas as turbinas que geram a energia elétrica.
A água represada possui energia potencial que s converte em energia cinética é transferidas as turbinas que movimentam o gerador; e o gerador por sua vez, converte em energia elétrica.
Após sua produção a energia elétrica passa por transformadores que preparam-na para ser transmitida durante a transmissão parte dessa energia é perdida sob a forma de calor que aquece a linha de transmissão.Para chegar ao destino final a energia passa novamente por transformadores que a preparam para ser usada.
Impactos ambientais por usinas Hidroéletricas
Assim como algumas outras energias alternativas as usinas hidrelétricas também causam impactos ambientais como:
Inundação de quilometros de florestas
Extinção de vegetais e animais
Com o apodrecimento desses vegetais junto a ploriferação de algas torna a agua acida matando os peixes ou outras espécies de seres aquáticos
Com o tempo essas algas danificam as turbinas podendo causar préjuizos a usina
As principais usinas hidrelétricas
As principais usinas hidrelétricas são: três Marias, na bacia do São Francisco(que abastece o complexo siderúrgico Usina de salto Grande e Mascarenhas, no rio doce, que geram energia para os mercados fluminenses.Grande parte das usinas da bacia do Paraná foi implantada as décadas de 50e60.No inicio da década de 70 a cesp completou o complexo urubupunga formados pelas usinas de ilhas solteiras e Jupia com capacidade total de 4500 megawats.
E a maior usina hidrelétrica do mundo é a de itaipuque gera mais de 90 milhões de MWH e terá 14.000 Mw com mais de duas unidades que estão sendo montadas. A segunda maior usina do mundo é Grand Coulee nos EUA produz 50 milhões de Mwh.
Referencias:
wkipédia.com.br
yahoo.com.br